sexta-feira, 6 de novembro de 2009

EUA reconhecerão as eleições em Honduras


O senador republicano Jim DeMint assegurou que os Estados Unidos reconhecerão o resultado das eleições em Honduras, ainda que o ex-presidente Manuel Zelaya não tenha sido restituído, ou ainda que sua restituição se dê apenas após as eleições.

DeMint foi um dos principais opositores à orientação política assumida pelo governo Obama durante a crise de Honduras. Como meio de pressão, DeMint bloqueou até ao momento no Senado a nomeação de Thomas Shannon para embaixador dos EUA no Brasil e de Arturo Valenzuela para subsecretário de Estado do Hemisfério Ocidental.

"Congratulo-me em informar que o governo Obama finalmente retificou sua política equivocada a respeito de Honduras", destacou o senador em um comunicado. "A secretária de Estado, Hillary Clinton, e o vicesecretário para a América Latina, Thomas Shannon, me garantiram que os Estados Unidos reconhecerão o resultado das eleições hondurenhas, tenha ou não Manuel Zelaya sido restituído", lê-se ainda no referido comunicado difundido pelo senador DeMint.

Graças a este "compromisso", o governo que tome posse em Honduras em janeiro "pode contar com o pleno apoio dos Estados Unidos e, espero, de toda a comunidade internacional", acrescentou o senador.

Jim DeMint deixou ainda um alerta: "Confio que a secretária de Estado Clinton e o senhor Shannon manterão sua palavra, mas este é apenas o início do processo, não o fim. Estarei vigilante em relação às eleições e continuarei a supervisionar estreitamente as futuras ações de nosso governo a respeito de Honduras e da América Latina".

Assine a petição ao Min. Celso Amorim exigindo a saída de Zelaya

Um comentário:

Angelo Miguel disse...

Seus tres blogs estão sendo divulgados na Irmandade dos Blogs Catolicos http://irmandadedosblogscatolicos.blogspot.com
Exceto o "Esclarecendo, comentando, conjeturando" por que não sei se vai haver postagens. Ainda não tem.
Que Nossa Senhora lhe abençoe.
Peço que me avise TODOS os blogs que quiser que eu acrescente na Irmandade. Coloco todos.
Angelo Miguel (oanjoqueguardavoce@gmail.com)