quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Brasil denunciado ante Corte Internacional

A Chancelaria de Honduras anunciou hoje oficialmente que apresentará, ante a Corte Internacional de Justiça de Haia, uma queixa contra o Brasil, por ingerência em assuntos internos. De acordo com o jornal El Heraldo, o embaixador hondurenho Julio Rendón Barnica “atuando como agente da República de Honduras ante a Corte Internacional de Justiça, apresentou uma solicitação contra a República Federativa do Brasil por questões jurídicas relativas à situação diplomática e ao princípio de não intervenção em assuntos que são da competência interna do Estado”.

Ao ser conivente com a volta clandestina a Honduras do ex-presidente Manuel Zelaya e ao dar-lhe abrigo na Embaixada em Tegucicalpa, permitindo ademais que a mesma se tornasse um verdadeiro quartel-general de onde este passou a conclamar à insurreição, a diplomacia brasileira violou o princípio de não intervenção e desrespeitou legislação internacional.

Mas tudo indica que o governo do Presidente Lula continua disposto a impor a Honduras uma rendição aos desígnios chavistas e a proporcionar a Zelaya as instalações da embaixada brasileira para sua tentativa de insurreição.

Assine petição ao Min. Celso Amorim exigindo a saída de Zelaya

8 comentários:

Sergio de Camargo disse...

Atitude corretíssima do governo de Honduras. Espero que o Tribunal de Haia condene veementemente o governo brasileiro pelos disparates de sua diplomacia transviada.

Luis Duraes /S.Paulo-SP/Brasil disse...

Como brasileiro estou envergonhada com a postura do governo de meu pais que por decadas manteve uma tradicao de nao-interferencia nos assuntos internos dos paises amigos. Essa situacao do Zelaya abrigado na embaixada do Brasil em Honduras e´ ridicula pois se nao for para pedir asilo , o que ele foi fazer la na embaixada? Que isso e´uma brilhante manobra do Chaves com o apoio do Lula eu nao tenho duvida mas a pergunta que nao quer calar e´ a seguite: a quem interessa essa protecao e essa omissao do governo brasileiro? `A Democracia e´ que nao interessa ! Que os poderes legalmente constituidos em Honduras (que por sinal foram exatamente estes poderes que destituiram o sr.Zelaya do cargo) tenham a sua soberania garantida pois o que o governo brasileiro esta fazendo e´ uma intromissao nos assuntos internos de Honduras. Deixem os hondurenhos resolverem esta questao !

Claudiomar disse...

Vivemos em um regime ditadura de um poder, o executivo, sobre o outros dois, sem respeito real pela regra do sistema que consta no quarto ente da democracia, a constituição. Nosso presidente desobedeceu conscientemente a regra magna da não intervenção em assuntos internos de outras democracias... Só poristo já deveria ser afastado... Ele controla o Legislativo abertamente com decretos leis e maiorias, o judiciário determinando seus cargos maiores... E olha quem ele, ditatorialmente, impos ao povo, congresso E justiça... A democracia, assim como está, acaba sempre em um populista, culto ou ignorante, até porque, um sistema que se baseia em maiorias, tem de dar nisto mesmo... Nossa mídia, governo,..., refletem a maioria de nosso povo que é analfabeta funcional... Mais de oitenta por cento... Dói é assistir aos vinte por cento restantes defendendo um sistema que os transforma em minoria impotente... Não é só governo federal... Todo o sistema padece da mesma falha... Claro que as coisas tendem a se arrumar à nível global... Resta saber se sobreviveremos à esta "evolução"...

Unknown disse...

A agressão contra Honduras é só mais um passo dentro de um plano maldoso global para a completa destruição da liberdade do Homem, do Livre Arbítrio, do Direito de Expressão, em suma, do que consideramos como direitos estabelecidos dentro de um Estado Democrático, vivenciando plena Democracia.

Sugiro que isso, a vitória dos criminosos que criaram esse plano maldoso, só poderá ser evitada se agora, hoje, empenharmos nossos esforços em defender Honduras da contínua agressão que sofre inclusive pelas mãos do governo brasileiro, capitaneado por Luis Inácio Lulla da Silva e de outros criminosos mais, tal como Hugo Chavéz.

Mais, sugiro que o atual governo brasileiro precisa ser derrubado, pela força se preciso, colocando no lugar de presidente um homem de Honra e grande valor, que esteja disposto a morrer em defesa da Democracia.

Ari disse...

Não se tem mais o que dizer.
O pequeno texto está claro demais.
Parabéns.
O problema será a quem dizer. A quantos dizer.
Como sermos ouvidos/lidos/aceitos.
O trabalho feito pela esquerda foi bem entranhado na malha social e o que vemos são jovens inexperientes falando grosso e repetindo chavões e palavras de ordem, como era o combinado. Estava isto muito bem anunciado.
Que Deus nos proteja!

Gustavo disse...

Oh, meu Deus, pobre Brasil, ó Senhor, proteja o Brasil das mãos do presidente Lula, levante novo presidente de grand ehonra e valor no lugar dele!

Eu não gosto do Lula nem dos políticos dos partidos PT, PSB, PSCB e nada de partidos comunistas e socialistas.

Por favor não votemos em Dilma Roussef!

Philippe disse...

Mais uma vez o lulla envergonhando nosso país querendo ser os estados unidos tupiniquim.
Já estou cansado de ver ex militantes subversivos no poder, acabaram com a ditadutra para roubar. O pt realmente é a esquerda que a direita gosta.
Lula está tentando parecer Getúlio Vargas mas nunca será nem uma unha que o Vargas foi, lulla está sendo a maior vergonha da história do brasil...

grampo disse...

Não tem mas nem porém, Zé Láia tem é que sair de nossa embaixada. E de Honduras também. Foi o Lula e o Chaves que organizaram tudo. Mais uma cagado do Itamarati. Eu não vou querer ser protestado pelo tribunal de Haia, pelo crime de nosso ridículo presidente.